top of page

Movimento de Apoio a Agricultura Familiar e Agroecologia - AGROVIDA

 "Somos o que fazemos, mas somos, principalmente, o que fazemos para mudar o que somos. " (Eduardo Galeano)

Saiba mais!

 O Movimento de Apoio a agricultura Familiar, por meio de chamadas públicas, conseguiu acessar e executar dois projetos de Assistência Técnica e Extensão Rural. Projetos estes que viabilizou a proximidade dos membros da associação com agricultores e agricultoras da região, assim como o interesse em torno da agroecologia por parte dos atendidos. A participação dos associados do AGROVIDA possibilitou a interação, cooperação e noção de coletividade, alem de promover uma vivência com a agroecologia muito gratificante, visto que ambos os projetos contavam a execução de seminários, dias de campo e curso voltados para esta temática. Um público diferenciado que o AGROVIDA conseguiu atingir com os trabalhos de ATER foi os jovens do campo, com a promoção  do envolvimento destes nas associações e cooperativas  rurais, assim com a sua inserção em espaços políticos e sociais, fazendo-os perceber a importância de sua permanência no campo.

 

Texto: Hegair Neves

 

     O AGROVIDA - Movimento de Apoio a Agricultura Familiar e Agroecologia é uma entidade civil, sem fins lucrativos, fundada por estudantes de graduação do curso de Engenharia Agronômica, em 12 de fevereiro de 2004.

A criação do AGROVIDA ocorreu pela necessidade de inserir na UFRB (antiga Escola de Agronomia) um campo de discussão, estudos, pesquisa e extensão sobre a questão agrária brasileira, com foco no contexto da agricultura familiar.  Essa necessidade foi identificada a partir do ingresso de jovens de origem rural que observaram na grade curricular do curso de Agronomia um ensino voltado para o agronegócio, ou seja, formando profissionais com perfis que não atendia a demanda da Agricultura Familiar brasileira.

Um dos objetivos da Associação é promover o reconhecimento no campo da agricultura familiar como realidade a ser estudada e atendida.

A partir de estudos, experimentos, troca de saberes e experiências, a associação se firma com um quadro de discentes de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas, contando com a orientação acadêmica de docentes da área em questão. Os temas de interesse versam sobre: gênero; juventude rural; agricultura familiar; organização social; políticas públicas; agroecologia; segurança alimentar; soberania alimentar; educação do campo; dentre outros temas voltados ao empoderamento da agricultura familiar.

Uma das estratégias relacionais ao AGROVIDA, foi a criação de redes sociais, atraindo discentes e docentes para a associação, firmando parcerias com as organizações sociais e o terceiro setor, abrindo espaços para a participação e diálogo com instituições públicas e fortalecimento dos laços com comunidades de agricultores familiares, das regiões de origem dos discentes.

O AGROVIDA, por entender que a organização social é a forma mais viável e eficiente de desenvolvimento territorial, tem contribuído com a formação e a organização social de diversos segmentos do campo, no intuito de emancipar homens, mulheres e jovens, organizando e ministrando cursos, oficinas, orientação técnica e política, em municípios como Serra Preta, Valença, Taperoá, Cruz das Almas, Presidente Tancredo Neves, Cícero Dantas, Baixa Grande, Alagoinhas, Amargosa e outros.

O Primeiro Encontro de Agricultura Familiar e Agroecologia da UFRB ocorreu em 2005, contando com a participação em torno de 200 agricultores, atingindo um público final de mais de 300 pessoas.

 

bottom of page